sexta-feira, 11 de maio de 2018

APLB – Sindicato visita Escola Municipal Gessé Inácio e confirma que a situação é de descaso e abandono por parte do poder público.

                                                                                                                          
                                                                                                                                      Setor de Impresnsa da APLB - Sindicato
Imagem 1: Merenda se tornou um problema para a unidade escolar. Segundo depoimento de um funcionário/a - que prefere não ser identificado/a - a quantidade de merenda não é compatível com o número de alunos/as. Geralmente o que chega não dá para os três turnos. Na foto acima, temos um exemplo bem claro disso. Como alimentar 1.100 estudantes com as verduras e frutas que estão aparecendo na imagem? 

         Na manhã de 09 de Maio, a equipe da APLB visitou a Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento. A unidade se encontra no bairro Redenção, e funciona os três turnos (matutino, vespertino e noturno), atendendo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º). O Colégio é uma referencia para a comunidade, tanto que pais/responsáveis dormem na fila para realizar a matrícula, mas vem sofrendo com o descaso e abandono do poder público Municipal. 

Imagem 2:  Futura biblioteca se tornou depósito. E a construção que foi iniciada não tem prazo para ser terminada. Resultado final, escola sem biblioteca e perda de espaço físico para os estudantes. 
         A realidade da unidade não é diferente das constatadas em outras escolas da rede municipal, mas com agravantes. No que compete as questões de cunho de ensino – aprendizagem, os estudantes estão sem professores(as), de Ciências e História. No campo da Coordenação o quadro também não é dos melhores. Desde a saída de André Almeida, o Secretário de Educação não enviou outra pessoa para desempenhar a função de Coordenador Pedagógico. Nesse contexto, os professores (as), acabam ficando sobrecarregados, assim como a direção que precisa  se dividir entre o burocrático e o pedagógico.

Imagem 3: Sem andamento na reforma o teto se tornou um local para possível acidente. Na foto acima, o espaço físico pode ceder, mas poder público até a data dessa reportagem não se manifestou. Alunos/as, podem ser vítimas do espaço que deveria ser acolhedor. 
         Outras questões problemática são as salas lotadas, e falta de equipamentos ou a não existência deles. Como é o caso dos ventiladores, carteiras, e liquidificador. A biblioteca foi fechada recentemente para ser deslocada para uma sala que seria reformada, porém até a presente data não foi entregue. Outras reformas/construções que foram iniciadas com o processo de reordenamento, até a presente data também não foram entregues. Os estudantes dividem seu horário de lazer com os escombros criados pelo processo de reordenamento. Além do mais, a escola não comporta a quantidade de estudantes no pátio no momento de recreio/intervalo. Tudo isso se soma com os problemas de segurança e integridade dos funcionários e alunos/as, pois a unidade é constantemente invadida por pessoas que não pertencem a comunidade.
         “A conclusão a que chegamos após a visita é que a Escola Gessé Inácio do Nascimento se encontra em uma situação de descaso e abandono por parte do poder público. Tendo em vista o bem estar da comunidade escolar, vamos entrar em contato com o atual Secretário Hermon Freitas, para que as medidas mais urgentes sejam resolvidas, assim como as outras que também tem impacto na qualidade do ensino” – declarou a diretora da APLB – Sindicato professora Brasília a nossa equipe de redação. 





Imagem 4: A construção do pilar que foi iniciada, ainda esta em fase de andamento. Além de fazer as reformas com as aulas acontecendo, esse é apenas mais um exemplo de construção não concluida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA DOS (AS) PROFESSORES (AS) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AO POVO DE TEIXEIRA DE FREITAS

  CARTA DOS (AS) PROFESSORES (AS) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AO POVO DE TEIXEIRA DE FREITAS   O prefeito Marcelo Belitardo (DEM...